quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Quando vamos deixar de ignorar?

É talvez dos assuntos mais falados hoje em dia. Nunca sai de cena. Nunca desatualiza. Nunca fica "fora de moda". Todos os dias vemos casos de violência doméstica na tv. Conhecemos sempre alguém que conhece outro alguém que já foi, é ou mesmo...será a Vitima.

Que é um crime público toda a gente já sabe. Mas ainda se vive muito o  "Entre homem e mulher ninguém mete a colher". Há pessoas que vivem neste mundo anos e anos. Como é possivel?

Quantas vezes fechamos os olhos? 
Quantas vezes fazemos de conta que não sabemos de nada? 
Quantas vezes ouvimos "eu também levei, tens de aguentar!"?
Quantas vezes ouvimos "não quero problemas para o meu lado"?
Quantas mais vezes vamos tolerar isto?

Ninguém tem o direito de maltratar desta forma alguém. 
Não nascemos nem temos que nos submeter a isso. 
Bater é matar! Matar por dentro e por fora. 

Muitas pessoas ficam num caco. Vivem uma mentira todos os dias. De nada resta delas. Sobrevivem ao inferno a que chamam de vida. Fecham-se para o mundo e ficam naquele a que para elas é normal. "Têm de ser!". Não são capazes de dizer chega. De por um ponto final. Em muitos casos, o sofrimento já é tanto, que querem mas são incapazes de dar esse passo.

Respeito é um direito de todos. Não é coisa que uns tem e outros não. E o não denunciar casos de violência é não respeitar o Ser Humano. É não respeitarmo-nos a nós próprios. Hoje é ele/ela. Amanhã posso ser eu. 

Basta. Se tem conhecimento denunciem. Ajudem.

Isto vem a propósito da capa da revista da Cristina Ferreira deste mês. E é por isso que gosto dela. Tanto brinca com tudo e mais alguma coisa, incluindo ela mesma, como fala de coisas sérias. Chama-se a isto serviço público. 

(Imagem:site Revista Cristina)

Segundo a APAV(Associação Portuguesa de Apoio à Vitima), no seu relatório anual de 2017, cerca de 75% dos crimes praticados na categoria de crime contra pessoas são de violência doméstica. Registaram-se 16.741 casos em 2017. Isto não assusta? E não estamos a falar dos camuflados...

"Isto Não é Amor"!

6 comentários:

  1. Sem duvida um assunto sempre actual, infelizmente. Bom texto!

    ResponderEliminar
  2. O que mais me assusta ainda, são os casos de violência psicológica. Muitos casos passam despercebidos, sem querer... Espero mesmo que um dia tudo melhore. E o primeiro passo, é denunciar estes casos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Violência domestica começa por aí... nos maltratos psicológicos. Destroem completamente e provocam muito mais estragos.

      Eliminar
  3. Um tema muito atual infelizmente...

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar