sexta-feira, 29 de julho de 2022

“A rapariga invisível” | Carlos M. Queirós

 (Foto: minha)

📖 Livro 1/2022 📖

Este foi o meu primeiro livro lido este ano. É de um autor português. 

Rafael Castro é a personagem principal deste livro. Tem um tumor cerebral ao qual precisa ser operado com grande urgência. As dores de cabeça são insuportáveis e começa a ter alucinações. Rafael, vê uma menina, conversa com ela e esta atribui-lhe uma missão. Só ele a vê. A missão que lhe é dada é salvar Rita Lemos que se encontra em coma há 2 anos, e para a qual se preparam para desligar as máquinas que a sustentam.

Toda a história se desenrola no hospital de São João. 

Gostei da forma como todas as personagens estão interligadas. À partida, tudo parece aleatório mas todas as personagens tem ligação entre si. E o leitor vai percebendo isso à medida que a história se desenrola. É muito bem contada e lê-se bem o livro. Contudo, sem querer dar spoiler, mais para o final do livro, acontece uma determinada coisa, que na minha opinião só estragou a história. Gostei menos por isso...

No entanto, é um livro que coloca vários temas "em cima da mesa": o sobrenatural; a mente humana que vai para além do conhecido e compreensível; as decisões éticas e profissionais dos médicos; a liberdade humana que é questionável quando começa ou acaba; o aceitável...até onde se pode ir e considerar tudo como aceitável.

Quem já leu este livro?

2 comentários: