quarta-feira, 25 de abril de 2018

Liberdade

(imagem: internet)

Como é de conhecimento comum, a 25 de Abril celebra-se o dia da liberdade. A revolução de 2 de Abril de 1974, traduziu-se num movimento politico e social que colocou abaixo o regime ditatorial do Estado Novo (Regime de Salazar) e deu origem ao regime democrático.

A explosão da revolução teve inicio à meia noite através de uma estação de rádio com a emissão da música proibida - "Grândula Vila Morena" de Zeca Afonso. O movimento tem o apoio da população que ai á rua para comemorar o fim da ditadura de 48 anos, e distribui cravos (a flor nacional) aos soldados rebeldes como forma de agradecimento. Desde então, a revolução de 25 de Abril de 1974 é também conhecida pela Revolução dos Cravos.

É um dos marcos mais importantes da história politica e social do país. É o momento do "Basta" e do "Não queremos mais". 

E Liberdade é isso mesmo. É o dar voz às nossas ideias, pensamentos, sonhos, sentimentos, expressões, opiniões... É o Libertar do que nos prende, do que não queremos, do que não acreditamos... Sem medos e represálias. Com respeito por nós e pelos os outros.

Liberta-te e liberta.
Sê livre.

3 comentários:

  1. O dia de hoje é realmente um marco no nosso país! É tão importante ser-mos livres! :D

    Bom feriado!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Exato, é fundamental que exista respeito.

    ResponderEliminar