quarta-feira, 29 de agosto de 2018

"A Casa dos Espiritos" de Isabel Allende

(Foto: Liliana Ferreira)

Este livro foi me oferecido como presente de natal de 2017. Nunca tinha lido nada da autora e nem conhecia (tamanha é a minha ignorância! não há santo que me valha....). Assim que terminei o "Enquanto acreditar em ti" da Raquel Strada peguei neste. Tinha curiosidade no tipo de leitura pois desta autora tinha acabado de sair um livro novo - "Para lá do Inverno" - que esteve no top de vendas durante um tempo (outro que virá para a minha biblioteca pessoal, um dia!).

Isabel Allende nasceu a 2 de agosto de 1942, no Peru. Tem nacionalidade chilena e norte-americana. Foi considerada uma das principais revelações  da literatura latino-americana na década de 1980. Por ter familia ligada à politica, a sua obra é marcada pela ditadura do Chile. Esta, foi implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo do ser pai.

Este é o seu livro com mais edições. Deu origem ao filme "A casa dos espiritos" em 1993, tendo grande parte das rodagens sido feita em Lisboa e no Alentejo em Portugal.

Bem, este livro relata a história de uma família de três gerações, no século XX, no Chile, acompanhada pela evolução social e politica.
O Esteban Trueba é o patriarca, que vive obcecado com a terra, a politica e a mulher. Esta, chama-se Clara, dotada de poderes sobrenaturais, consegue prever as tragédias da familia. Ambos tem três filhos, sendo que um deles - Blanca - vive um amor proibido com o capataz do seu pai. Este é contra e tem um total desprezo pelo mesmo. Desse amor nasce Alba, a grande paixão do avô.
Numa época de grandes mudanças a nível sócio-politico, o livro retrata os segredos e as lutas de uma família unida por laços de amor e ódio.

É um livro de fácil leitura. Demorei foi muito tempo a lê-lo devido à preguiça que me assistiu durante algum tempo. 

1 comentário: