quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Sempre que olho para o sol, espirro!

Porque é que olhar para o sol me faz espirrar? Esta é uma questão à qual gostava de ter resposta. E onde é nós vamos quando queremos saber de alguma coisa? À internet pois está claro.
Ora, numa breve pesquisa, descobri que faço parte da estatística de que em uma em cada quatro pessoas tem um reflexo provocado pela luz do sol ao qual se denomina como espirro de reflexo fótico.
E porque é que isto acontece? Parece que temos junto ao nervo ótico um nervo trigémeo (nervo craniano responsável pela sensibilidade facial) que sempre que se olha para o sol ele acha que temos é uma irritação do nariz o que leva ao espirro. Equanto que o nervo ótico envia uma mensagem ao cérebro  para fechar e franzir os olhos (que também faço).
A que conclusão é que chego? Não admira nada que ande cansada. Tenhos os nervos todos baralhados e a trabalhar ao mesmo tempo. ahahah... Eu já vos disse que não sou uma pessoa normal. Cada vez tenho mais a certeza disso. Ah! ah! ah!
E nestes dias cinzentos que tem pelo meio um dia cheio de sol ando sempre a espirrar...É muito difícil ser eu!

Mais alguém especial com eu?

4 comentários:

  1. Que interessante, nunca ouvi falar de tal coisa ahah
    Beijinho

    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que interessante, nunca tinha ouvido tal coisa... :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não fazia ideia disso mas até é interessante ahah

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar