quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

"O Tatuador de Auschwitz" de Heather Morris

(foto: minha)

Este é o meu primeiro livro lido de 2019. E digo, não podia ter começado da melhor maneira. Foi um presente de natal e assim que o vi sabia que era por ele que tinha de começar o ano.
Em dezembro fui à livraria Lello, no Porto,  e este era um dos livros que já levava na mente para trazer, mas "bati com o nariz na porta" porque estava esgotado. Mas no sapatinho lá veio ele.

É uma história linda. Quanto mais se lê mais se quer saber o que acontece a Lale e Gita. É uma história de amor verdadeira, simples e real. E como eu adoro histórias reais. O livro ganha logo outra dimensão. 
A autora do livro, através de várias entrevistas e momentos que teve com a personagem principal, conta a historia verdadeira de quem presenciou na pele o holocausto. 
Lale, judeu, vai parar Auschwitz onde se torna o tatuador de milhares de pessoas com números que lhe eram entregues tal como ele mesmo foi. E é na realização de uma dessas tatuagens que conhece Gita. Outra prisioneira. Ambos tentam sobreviver àquele inferno e assistem a vários terrores de exterminação de seres humanos . E ao mesmo tempo cresce o amor entre eles. No meio do que mais feio possa ser, nasce uma coisa tão bonita... 
Será que sobrevivem? Será que permaneceram juntos e até ao fim? O que fizeram para viver um dia de cada vez? Como suportaram o sofrimento, a dor, a fome? No que se transformaram?

Vale a pena, cada página!

5 comentários:

  1. Esse livro está mesmo na minha lista, tenho lido muita coisa bonita sobre ele!!!

    ResponderEliminar
  2. Li recentemente um livro que se chama "A outra metade de mim", também passado durante a Segunda Guerra. É ficção, mas é uma belíssima história.

    ResponderEliminar
  3. Tenho este livro na minha lista de leitura há imenso tempo mas ainda não calhou comprá-lo. Quero ver se o faço este ano :)

    ResponderEliminar