sábado, 12 de janeiro de 2019

"Prometo Perder" de Pedro Chagas Freitas

(foto: minha)

Este foi o meu ultimo livro lido em 2018 e o meu segundo livro lido deste autor. "Prometo Perder" de Pedro Chagas Freitas é um conjunto de textos em que o tema principal abordado é Perder em todas as suas vertentes. São desabafos e confissões intimistas de quem já amou, sonhou e sobretudo perdeu.

Este livro surge depois do "Prometo falhar" que teve um grande sucesso. Consta na minha "torre" de livros a ler que tenho no quarto. Depois do "Ou é tudo ou não vale nada" fiquei apaixonada pela escrita deste autor. Como já disse por aqui, adoro os trocadilhos que faz com as palavras. 

Este tipo de livros são óptimos para ler entre outro tipo de livros. Para desenjoar e para podermos assimilar bem uma história que acabamos de ler. Permite-nos descansar, sem deixar de ler. Permite-nos pensar e reflectir sobre o que nos rodeia. Porque pode ser piroso mas faz parte da vida. E isso não pode ser negado.

À medida que fui lendo, várias frases foram me chamando à atenção ou dizendo alguma coisa, e fui apontando no telemóvel. E são elas:
  • "O segredo para ter mais não é ter mais; é precisar de menos."
  • "Humilhar humilha-te."
  • "Se é para chegar ao fim: desfruta do caminho."
  • "Um dia vai deixar de haver amanhã. Um dia vais acordar e já não podes acordar. É bom que acordes antes desse dia."
  • "Até onde chega o que não suportas?"
  • "Como sobreviver ao que não suportas mas não aguentas se deixares de suportar?"
  • "A vida é grande demais para deixar de ser ridícula de tão pequena."
  • "Morrer exige duas pessoas. Morrer exige sempre duas pessoas. A que morre e a que aceita essa morte."
  • "Se sabes o que sinto:sabes o que sou."
  • "Qualquer um mata o que faz doer; mas muito poucos matam o que impede de vencer."
  • "Quem está no razoavelmente bom está numa merda razoavelmente profunda."
  • "Quem não tem vontade de deixar tudo a perder é alguém que está perdido há muito tempo. Paz à sua alma."
  • "É tão difícil estar pronto para perder tudo como é tão delicioso saborear ter tudo."
  • "Há os artistas e os apaixonados. E depois há os mortos."
  • É sobretudo por causa dos que vivem na Lua que vale a pena viver na Terra."
  • "O meu sonho é voltar a sonhar."
  • "Perder um sonho é perder a capacidade de te moveres."
  • "A culpa é, de facto, uma coisa estranha. Só aparece, no fundo, aos inocentes."
  • "Tentei, ao longo de toda a minha vida, fazer tudo para não errar. E foi esse, sei-o agora, o meu maior, e único, erro."
  • "O destino não se imagina; faz-se."
  • "O mais difícil é o que parece tão fácil que até chateia."
  • "Nada mata mais do que um agora mal conseguido."
  • "Acorda e sê o caos total que queres ser. Vais ver que, no final do dia, vais estar mais equilibrado do que nunca."
  • "Há de haver momentos em que sem querer te magoarei, momentos em que sem querer tocarei no lado errado da ferida. Mas o que nunca vai acontecer é desistir só porque perdi, parar só porque é mais fácil, ceder só porque dói construir.Prometo perder.Porque só quem ama corre o risco de perder; os outros correm apenas o risco de continuar perdidos.Prometo perder.Porque só quem nunca amou nunca perdeu."

4 comentários: