quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

"A rapariga no comboio" de Paula Hawkins

(Foto: minha)

Já estou quase a acabar o "Prometo Perder" de Pedro Chagas Freitas, mas antes falemos do "A Rapariga no Comboio" de Paula Hawkins, o qual li anteriormente.
Nunca tinha lido nada desta autora. Este é a sua primeira obra de ficção depois de ter dedicado 15 anos da sua vida à escrita na área financeira. Quis ler porque já tinha ouvido falar e por ser um dos livros mais vendidos em todo o mundo. Cerca de 20 milhões de exemplares vendidos. Em 2016, estreou o filme baseado no livro em que já ouvi dizer que fica muita à quem. De qualquer das formas quero tirar as dúvidas...

Rachel, a personagem principal, apanha o comboio todos os dias para se dirigir para o trabalho que já não existe. Todos os dias, através da janela, vê o mesmo percurso, as mesmas casas, o mesmo bairro, as mesmas pessoas. São meros segundos a que assiste à vida de outras pessoas às quais atribui nomes imaginários e idealiza vidas. Até ao dia, em que uma dessas pessoas, fica desaparecida e mais tarde encontrada morta. Aqui, ela lembra-se de uma cena que viu numa manhã, que achou menos normal e decide contar à policia. A partir daqui ela vê-se parte integrante de uma investigação sobre o desaparecimento/morte.

Com um trabalho perdido, problemas com o álcool que provocam falhas de memória e um divorcio mal resolvido, Rachel vê-se metida em mais um problema. Não é uma testemunha muito credível perante a policia e como tal não é muito tida em conta.

Quem será o assassino? Será que o que foi visto pela Rachel tem alguma importância? 

É um livro interessante pois mostra-nos que nem sempre o que se vê é o que parece. Nunca podemos dizer que conhecemos a vida de alguém. Porque não sabemos. O que vemos pode ser real mas não verdadeiro.
Gostei! Da mesma autora já tenho o "Escrito na água" para ler.

6 comentários:

  1. Já ouvi falar muito bem e muito mal! Ainda não me decidi a ler :-)

    ResponderEliminar
  2. Ando com esse livro para trás e para a frente. Ainda não consegui ler. Mas já ouvi dizer que érealmente muito bom.
    Beijinhos e segui o blog. Gostei
    Visita o sítio da Mamã Coruja.1

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi falar, mas nunca li! Fiquei curiosa! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar